Pelo site inteiro, falamos que nossos materiais são biodegradáveis, ecológicos e portanto, sustentáveis. Sabe porque?
Porque o material que utilizamos nas nossas impressões 3D, é o PLA (poliácido láctico ou ácido poliláctico).
Uma escolha sustentável.
O PLA é portanto, um biomaterial, cuja produção pode ser feita a partir de vegetais como milho, mandioca, beterraba ou cana-de-açúcar.
No processo de produção do PLA, as bactérias produzem o ácido lático por meio do processo de fermentação de vegetais ricos em amido, como a beterraba, o milho e a mandioca, ou seja, é feito utilizando fontes renováveis.
Como tem origem em matéria orgânica, o PLA é biodegradável e, portanto, compostável.
Para ocorrer a degradação adequada, é preciso que os descartes do plástico PLA sejam feitos corretamente. Isso implica que o material seja depositado em usinas de compostagem, onde há condições adequadas de luz, umidade, temperatura e quantidade correta de micro-organismos.
A degradação do PLA leva de seis meses a dois anos para acontecer.
Ao adquirir nossos produtos, seu consumo é responsável, porque ao final da vida útil do mesmo, ele volta a natureza de maneira natural, sem impacto no meio-ambiente.
A impressão 3D tem outras opções de filamentos como o ABS, PETG, PVA, mas eles não preenchem os requisitos de impacto ambiental que buscamos na KuboLab.
Cuidados com seus produtos impressos em PLA
Como vimos acima, o PLA é um plástico que pode ser compostável, e por isso, ele tem menor resistência a temperaturas muito altas somada a umidade.
Então, não exponha seu acessório ou objeto exposto a temperaturas acima de 60º C. Em altas temperaturas ele pode deformar.
Não passe perfume ou cremes que possam ser absorvidos e manchar a peça.
Comments