top of page

O que é PLA

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Pelo site inteiro, falamos que nossos materiais são biodegradáveis, ecológicos e portanto, sustentáveis. Sabe porque?

Porque o material que utilizamos nas nossas impressões 3D, é o PLA (poliácido láctico ou ácido poliláctico).


Três bobinas de filamento para impressão 3D nas cores laranja, vermelho, preto e verde
Filamentos de impressão 3D

Uma escolha sustentável.



O PLA é portanto, um biomaterial, cuja produção pode ser feita a partir de vegetais como milho, mandioca, beterraba ou cana-de-açúcar.


No processo de produção do PLA, as bactérias produzem o ácido lático por meio do processo de fermentação de vegetais ricos em amido, como a beterraba, o milho e a mandioca, ou seja, é feito utilizando fontes renováveis.


Como tem origem em matéria orgânica, o PLA é biodegradável e, portanto, compostável.


Para ocorrer a degradação adequada, é preciso que os descartes do plástico PLA sejam feitos corretamente. Isso implica que o material seja depositado em usinas de compostagem, onde há condições adequadas de luz, umidade, temperatura e quantidade correta de micro-organismos.

A degradação do PLA leva de seis meses a dois anos para acontecer.


Ao adquirir nossos produtos, seu consumo é responsável, porque ao final da vida útil do mesmo, ele volta a natureza de maneira natural, sem impacto no meio-ambiente.


A impressão 3D tem outras opções de filamentos como o ABS, PETG, PVA, mas eles não preenchem os requisitos de impacto ambiental que buscamos na KuboLab.


Cuidados com seus produtos impressos em PLA


Como vimos acima, o PLA é um plástico que pode ser compostável, e por isso, ele tem menor resistência a temperaturas muito altas somada a umidade.

Então, não exponha seu acessório ou objeto exposto a temperaturas acima de 60º C. Em altas temperaturas ele pode deformar.

Não passe perfume ou cremes que possam ser absorvidos e manchar a peça.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page