top of page

Quem inventou a impressão 3D?

Atualizado: 4 de jan. de 2023

A ideia da impressão 3D remonta a 1945, quando o escritor de ficção científica Murray Leinster descreveu pela primeira vez a tecnologia com surpreendente precisão em seu conto “Things Pass By”. Ele imaginou uma máquina que pudesse pegar seus desenhos e replicá-los com um braço móvel, usando plástico derretido para formar objetos 3D.


Quando explico para uma pessoa que nunca viu uma impressora 3D, eu faço uma analogia: a impressão 3D em FDM (que é a mais popular hoje em dia), é como uma pistola de cola quente inteligente. Ela vai colocando o material em camadas uma sobre a outra, a partir de um desenho.


O primeiro documento sobre a impressão 3D data de 1980, no Japão. Lá, Hideo Kodama estava tentando encontrar uma maneira de desenvolver um sistema de prototipagem rápida. Ele criou uma abordagem de fabricação camada por camada, usando uma resina fotossensível que foi polimerizada (que endurecia) pela luz ultravioleta.

Kodama foi o primeiro inventor desse sistema de fabricação, que é uma versão inicial da moderna máquina SLA, mesmo não tendo conseguido registrar a patente de sua descoberta.

Foto do dr. Hideo Kodama

Dr. Hideo Kodama (GM Media Archives)


Foi Chuck Hull quem primeiro demonstrou com sucesso um sistema de Prototipagem Rápida que criava objetos físicos em 3 dimensões com base no design digital. Ele chamou sua máquina Stereolithography Apparatus. Ele era um construtor de móveis americano frustrado por não conseguir criar facilmente pequenas peças personalizadas. Hull desenvolveu um sistema para criar modelos 3D curando resina fotossensível camada por camada.

Em 1986, ele apresentou seu pedido de patente para a tecnologia e, em 1988, fundou a 3D Systems Corporation. A primeira impressora 3D SLA comercial, a SLA-1, foi lançada por sua empresa em 1988.


Os diversos tipos de impressão 3D


A impressão 3D tem diversos tipos : FDM (Fused Deposition Modeling), estereolitografia (SLA) ou sinterização seletiva a laser (SLS). Cada um desses tipos tem uma tecnologia diferente.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page